Com o lançamento do Galaxy S4 nesta quinta-feira (14), a linha Galaxy S da Samsung ganhou seu quarto e mais novo integrante. A chegada do aparelho marca mais uma inovação por parte da Samsung, que busca, desde 2009, trazer novidades para o segmento dos smartphones com Android. Para entender a evolução dos aparelhos, porém, é necessário ver o que mudou no S4 em relação ao S3, e como o mesmo evoluiu desde o Galaxy S, de 2010.
A primeira evolução óbvia entre os quatro aparelhos S é o aumento da tela. Enquanto o primeiro modelo, Galaxy S, contava com uma de apenas 4 polegadas, os seus sucessores evoluíram consideravelmente: 4,3, 4,8 e 5 polegadas, respectivamente. Mas não foi só no tamanho que a melhora aconteceu. A qualidade das imagens também foi se superando. O S trazia uma tela Super AMOLED, que já era uma inovação na época, e foi superado pela Super AMOLED Plus do Galaxy S2. A seguir, surgiu o Galaxy S3 com a mesma tela do antecessor, mas em HD e, por fim, o S4 com a novíssima Super AMOLED em Full HD.
Na questão dos processadores, a superação também é clara: o número de núcleos, entre outras características, já marcam a evolução dos aparelhos. O modelo original trazia um single-core, superado pelo dual-core do Galaxy S2 e, a seguir, pelo quad do S3. O lançamento da Samsung, por fim, abriga um octa-core (ou dual quad-core) Exynos de 1,6 Ghz, que promete performance nunca antes vista em um celular.
O sistema Android, como não podia deixar de ser, também é atualizado acompanhando a linha da Samsung. O Galaxy S trazia a pré-histórica versão 2.1 Eclair, e os aparelhos seguintes trouxeram, respectivamente, os Android 2.3 Gingerbread e 4.0 Ice Cream Sandwich. Com sistemas atualizados, os aparelhos foram trazendo performances cada vez melhores e mais recursos. O S4, por sua vez, traz o novíssimo Android 4.2.2 Jelly Bean.
No quesito câmera a evolução também é clara: o Galaxy S trazia uma máquina principal com sensor de 5 megapixels, que cresceu para 8 MP com a chegada do S2. O S3, por sua vez, embora trouxesse uma qualidade de imagem bem melhor, manteve a resolução do sensor do seu antecessor. Agora, finalmente, a Samsung resolveu adotar uma câmera bem melhor, e escolheu um sensor com bons 13 megapixels. Assim, as fotos ganham muito mais nitidez e podem ser ampliadas sem perda de qualidade.
Além disso, as inovações em questão de vídeo e imagens são enormes no S4: a função Dual Camera permite que o usuário tire uma foto ou grave um vídeo com a câmera traseira incluindo a imagem da dianteira. Já o recurso Sound & Shot é capaz de gravar um áudio de até 9 segundos para cada fotografia tirada. Assim, você pode mandar um recado de voz juntamente com uma imagem para quem quiser.
A linha Galaxy S também traz um crescimento frequente das baterias. Porém, isso não quer dizer que os aparelhos consigam durar mais que os antecessores, já que as telas maiores e os processadores mais potentes também exigem mais energia. Com isso, neste quesito há uma certa involução dos modelos, já que quanto mais avançado ele é, mais ele gasta bateria.
Os aparelhos S da Samsung não são conhecidos por serem inovadores à toa: normalmente, são eles que marcam a chegada de certas tecnologias nos smartphones. É o caso do NFC (Near Field Communication), recurso de troca de dados por proximidade, no Galaxy S3, que foi um dos primeiros a receber a função. Além disso, o aparelho da Samsung também foi o primeiro smartphone a ganhar a função multi-janelas, já que antes dele só o tablet Galaxy Note 10.1 e o foblet Note 2 possuíam o recurso.
O S4, porém, bateu recordes em inovações. Além de ser capaz de perceber o olhar do usuário e mover a tela de acordo com o mesmo, e de reconhecer movimentos com a mão e acionar certos recursos, ele ainda traz outras funções interessantíssimas, como o S Health, que "fiscaliza" e ajuda a cuidar da saúde do seu dono, e o S Translator, que traduz em tempo real em voz ou texto o que o usuário fala, para diversas línguas.
quinta-feira, 14 de março de 2013
Entenda como deve funcionar a 'leitura de olhos' do Galaxy S4
O lançamento do Galaxy S4 será somente na noite desta quinta-feira (14), em Nova Iorque. No entanto, o site Bloomberg revelou, na última quarta-feira (13), alguns detalhes de uma das características mais aguardadas do próximo smartphone da Samsung: a "leitura de olhos". A página explicou como deve funcionar esta tecnologia no aparelho.
De cara, o Bloomberg deu uma ducha de água fria em parte das expectativas ao contrariar as novidades divulgadas pelo jornal New York Times no início do mês. Segundo o NYT, a tecnologia faria com que o usuário pudesse "controlar" o navegador de Internet com os olhos, fazendo a janela descer automaticamente conforme a movimentação ocular do usuário.
As fontes ligadas à Samsung ouvidas pelo Bloomberg, porém, disseram algo um pouco diferente. Eles confirmaram que a tecnologia que permite uma "leitura de olhar" vai mesmo estar no Galaxy S4, mas de uma forma "mais simplificada" do que a esperada. O celular conseguirá saber para onde você está olhando e terá recursos que se baseiam nisso, porém sem comandos muito avançados.
Segundo as fontes, uma das principais funcionalidades será a de pausar vídeos quando os olhos dos usuários se distanciarem da tela. Ou seja, se você estiver assistindo a um vídeo, a reprodução do Galaxy será pausada ao tirar olhos da tela. Além disso, bastara olhar novamente para o display e ele voltará a ser reproduzido. O "eye scrolling", porém, deve ficar "para um próximo dispositivo".
De qualquer forma, este tipo de recurso é considerado uma das grandes novidades do S4. Já o site CNET destaca ainda que a Samsung deve estar guardando algumas boas surpresas para a noite desta quinta-feira.
A expectativa é que o Galaxy S4 chegue equipado com tela de 4,99 polegadas Full HD, processador octa-core Exynos 5 de 1,8 GHz e câmera de 13 megapixel. O anúncio do novo top de linha da Samsung será realizado durante o evento Unpacked, em Nova York, a partir das 20h desta quinta-feira (14), com cobertura em tempo real do TechTudo!
Via CNET
Nenhum comentário:
Postar um comentário